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O que é controladoria?

Controladoria é um conjunto de atividades que atua com métodos da contabilidade e da administração entre outras áreas, que otimizam a gestão financeira das empresas, estruturada com base no processo decisório, passando pelas etapas de planejamento, execução e controle.

Ela serve para dar suporte aos gestores e diretores nas tomadas decisões em diferentes setores da empresa. Trabalhando com vários profissionais, essa área coordena e analisa ações em curto e longo prazo, repara erros e potencializa acertos.

Qual a importância da controladoria?

A importância da controladoria dentro da estrutura de uma organização nasce da necessidade cada vez maior de se pensar estrategicamente e de ter uma visão panorâmica de todos os processos da empresa. Ela possibilita o aperfeiçoamento e a agilidade da ação dos gestores de maneira eficiente, por meio de informações vitais para o sucesso da empresa.

Como funciona a controladoria na prática?

Com os avanços da tecnologia e aumento do fluxo de dados gerados diariamente, o controle e a estruturação de todo processo informacional passam a ser prioridade.

As atividades da controladoria baseiam-se em etapas. Praticamente, são necessários três pontos fundamentais para o trabalho e desenvolvimento da controladoria dentro de uma organização:

  • objetivos da organização: ao iniciar qualquer tipo de programa, assim como é o caso da controladoria, é necessário ter muito claro onde se deseja chegar;
  • processo de transformação: nessa etapa é preciso acompanhar esse desenvolvimento com bastante agilidade e controle dos processos gerenciais;
  • controle: prever, prevenir e gerenciar tudo o que é produzido de informação — interna e externa —, estruturar e munir os tomadores de decisão é o foco dessa etapa.

A controladoria trabalha voltada para a eficiência e a eficácia de todos os departamentos da empresa.

Quais os benefícios de trabalhar com controladoria?

Todo o trabalho da controladoria é para melhorar a gestão do negócio. Sua aplicação dentro de uma organização proporciona benefícios concretos no diz respeito a planejamentos e, principalmente, a resultados. Podemos citar benefícios como:

  • planejamento sólido;
  • decisões eficientes;
  • controle do planejamento orçamentário;
  • redução dos custos;
  • controle do mercado externo para analisar fatores de impacto;
  • estratégias comerciais;
  • aprimoramento de soluções em logística;
  • entre tantos outros.

Por meio da controladoria a empresa passa a atuar no mercado com mais eficiência e segurança, munida de informações que permitem saber qual o melhor passo a dar diante do futuro.

Quando um plano de controladoria é necessário?

Optar pela adoção e implementação de um plano de controladoria requer uma análise organizacional. Dentro desse cenário, idealmente, existem 3 pontos importantes que devem ser avaliados.

Objetivos empresariais

A implantação da controladoria precisa de um planejamento estratégico bem feito. É fundamental que a organização saiba onde deseja chegar. Assim, será possível atingir o máximo de eficiência. A definição dos objetivos empresariais deve ser baseada nas respostas para essas 5 questões:

  1. O quê?
  2. Quando?
  3. Onde?
  4. Como?
  5. Quanto?

Mudanças do mercado

O profissional que desempenha a função de controller tem um desafio inerente ao seu trabalho: fazer o acompanhamento das incessantes mudanças que tanto o mercado como o panorama econômico sofrem. É preciso ser ágil e controlar eficientemente os processos gerenciais para acompanhar essas transformações, dada a relevância desse monitoramento.

Análise de informações

Analisar informações é a incumbência principal do setor de controladoria. Para tanto, é fundamental realizar a administração das informações internas e externas, bem como organizar os dados para servirem de base às tomadas de decisão dos gestores.

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